No início dessa semana saiu a notícia de que o primeiro Cabo submarino de conexão Brasil-Europa começará a operar no dia 1º de junho, quem afirma é o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.
Que Cabo submarino é esse ?
O cabo de alta capacidade de transmissão de dados foi construído pela empresa Ellalink e foi elaborado para ligar Fortaleza com o Instituto Sines em Portugal.
Esse cabo se conecta ainda à Guiana Francesa, Ilha da madeira, Ilhas Canárias e ao Cabo Verde aonde o cabo faz ancoragem.
SEJA NOSSO REVENDEDOR CLICA AQUI>>> SABER MAIS
Cabo Brasileiro
O que mais deixa o governo brasileiro orgulhoso é que esse cabo e suas informações não necessitam passar por muitos países como os Estados Unidos e seguem direto para o ponto de destino Portugal.
Extensão e custo
Esse cabo possui em sua totalidade seis mil quilômetros e seu custo estimado foi de US$ 185 milhões.
SEJA NOSSO REVENDEDOR CLICA AQUI>>> SAIBA MAIS
Projeto da Empresa
A empresa Ellalink resume dizendo que com esse sistema teremos dois grandes benefícios primeiro uma transmissão de alta velocidade e em segundo com baixa latência.
Segundo ainda o que nos diz a empresa esse cabo é capaz de diminuir muito a latência chegando a 50% menos.
Esse projeto passou por várias etapas a idealização em 2013, o início das obras em 2018 e agora sua conclusão em 2021.
Ampliação do projeto
A empresa diz que o projeto não para por aí, além da ligação pelo mar, teremos conexões por terra ligando São Paulo e Rio de Janeiro, bem como as cidades europeias Madri e Marselha.
TESTE NOSSA LISTA DE CANAIS >>> QUERO TESTAR GRÁTIS
Um pouco de história
Em nosso país o primeiro cabo submarino não foi feito agora, mas em 1857 e ligava a Praia da Saúde à Petrópolis no Rio de Janeiro. O cabo possuía 15 km dentro d’água e 50 km em sua totalidade.
Com o bom desempenho desse cabo em 1874 D. Pedro II inaugurou o primeiro cabo totalmente submerso que ligava quatro cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Recife, Belém e Salvador.
Em 1875 se criou uma expansão ligando com os mesmos Cabos submarinos as cidades de Recife, Natal e João Pessoa. Esses cabos eram somente utilizados para transmissão telegráfica.
Ainda em 1875 ano nosso país teve um cabo internacional que ligava Brasil á Portugal também de forma submarina e utilizado para telegrafia e o projeto foi executado pela British Eastern Telegraph.
O futuro
Apesar de todos os contratempos normais de um país em desenvolvimento o Brasil continua a evoluir tecnologicamente e caminhando rápido com processamento e transmissão de dados mais ágeis, com a chegada em breve do sistema de internet 5G com certeza teremos mais um boom de tecnologia no Brasil.